Resenha do livro Nação Crioula
Docente: SORAIA
Discente: Tassiane de Jesus
TURMA: 3ºA
RESENHA DO LIVRO NAÇÃO CRIOULA
SALVADOR-BA
AGUALUSA, José Eduardo, 1998 - Nação crioula. Gryphus, Rio de Janeiro, Brasil. 1º Edição.
Tudo começou quando em maio de 1868 Carlos fradique Mendes desembarca em Luanda, ele e o seu fiel amigo Smith, eles foram recebidos pelo coronel Arcênio de Carpo que insistiu para que eles ficassem hospedados em sua casa. Arcênio de carpo fez fortuna vendendo negros para o Brasil , ele tem um filho com o mesmo nome que cuida das finanças da família
Hospedado na casa de um coronel rico e poderoso Fradique Mendes logo foi convidado para diversos eventos em Luanda um desses foi o baile do governador, no baile ele repara uma figura, Gabriela Santa Marinha a mulher mais feia do mundo. Foi nesse baile que Fradique conheceu Ana Olímpia.
Ana filha de um príncipe congolês que com a prisão do pai, as três mulheres deste foram vendidas como escravas, uma delas estava grávida, victorino Vaz de caminha comprou a que estava grávida e quatorze anos depois se casou com a filha desta mulher, que era Ana Olímpia. Como
Victorino sabia que não tinhas mais muito tempo de vida ele dedicou seus últimos dias a Ana,ensinando a ela tudo sobre o mundo, em 1872 victorino morre deixando Ana Olímpia rica e viúva.
Após a morte de victorino Ana e Fradique vivem um romance secreto comunicando-se através de cartas, até que surge Jesuino Vaz de caminha que se aproveita do fato de seu irmão não ter deixado testamento ou á carta de alforria para Ana,este toma toda a fortuna de Ana Olímpia e ainda torna-a sua escrava. Em seguida Jesuino vende Ana para Gabriela santa Marinha, esta tendo um tremendo ódio por Ana castiga-a de diversas maneiras.
Ao desembarcar em Luana a única coisa que fradique deseja é libertar
Ana Olímpia, porem Arsênio deseja matar Jesuino, mas em uma emboscada
Arsênio é morto e o filho jura que vingará a morte do pai, logo após o