natura e sua sustentabilidade
Ao longo de quatro décadas, a Natura se tornou líder do mercado brasileiro de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal. É uma empresa de capital aberto desde 2004 e está presente na América Latina e na França.
A missão da Natura é "criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem: bem-estar é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo; estar bem é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte, com o todo."
A Natura busca criar e compartilhar valores com a sociedade, gerando resultados econômicos, sociais e ambientais. A crença da empresa é que as pessoas que entenderem os desafios do seu tempo e ajudarem as sociedades a se tornarem mais felizes farão diferença no futuro. Esse entendimento da atividade empresarial como parte de um todo articulado e conectado em rede é o que inspira e orienta a atuação da Natura, bem como a busca contínua por produtos de menor impacto ambiental, tanto nas formulações quanto nas embalagens. NATURA E A SUSTENTABILIDADE
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
Em 1983, em uma iniciativa pioneira, a Natura passou a oferecer produtos com opção de refil, cuja massa média é 54% menor que a da embalagem regular. Graças a essa decisão, desde então, a empresa deixou de colocar no mercado 2,2 mil toneladas de embalagens. Ao engajar consultoras e consultores na venda dos refis, promove-se o consumo consciente dos recursos do planeta.
Um dos principais vetores de inovação da