Natura Planejamento
A Natura é a maior empresa do Brasil do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosmético e no segmento de venda direta. Foi criada em 1969 por Antônio Luiz Seabra que possuía uma loja e uma pequena fabrica no bairro da Vila Mariana em São Paulo. A partir de então, criou produtos para o rosto e o corpo, banho, óleos corporais, perfumaria, cabelos, proteção solar, para mulheres, homens e crianças. Em 2014, Roberto Lima assumiu a presidência da empresa com o desafio de expandir os negócios da Natura sem que ela perca sua identidade.
A Natura optou por um modelo de negócio de cosméticos com venda direta por acreditar no contato pessoal e nas relações, além de que a consultoria proporciona geração de renda para milhões de pessoas. Está sempre ligada ao desenvolvimento sustentável, relacionando seus produtos ao meio ambiente. Além disso, apoia projetos de cultura e educação e desenvolvimento de tecnologia em regiões como na Amazônia. Abaixo a imagem destaca os projetos realizados pelo Instituto Natura em todo o país:
Fonte: http://www.institutonatura.org.br/
Seu comportamento empresarial é voltado para a promoção do desenvolvimento sustentável através de produtos e conceitos que promovam o bem estar bem e uma forte conexão em sua rede de relações. Acredita que no poder dos cosméticos de fazer com que as pessoas conectem-se com o próprio corpo, com ambiente e com o outro. Também buscam cultivar relações éticas, verdadeiras e transparentes consumidores, colaboradores, consultoras e consultores, fornecedores e outros envolvidos em seu negócio. Para a Natura, a sustentabilidade se enquadra na sociedade atual: comprometida com o uso equilibrado dos recursos naturais e maior justiça social e inclusão. Assim, a empresa, para cumprir seu papel, deve assegurar negócios bem sucedidos no longo prazo por atender aos interesses dos públicos de relacionamento, deve criar um modelo de negócios que alie o crescimento econômico às necessidades sociais e