Natura - planejamento estratégico
Primeiramente vamos citar a estratégia definida pela Natura que envolve canal de vendas diretas, investimento constante em inovação de seus produtos, assim como na eficiência operacional. Esses itens compõem a sua estratégia na construção da imagem, competitividade e crescimento da marca. Por fim, A missão da Natura é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem estar/estar bem. Isso me trás bem claramente um conceito de diferenciação, de investir em um produto, uma imagem, que nos traga algo diferente, único.
Ao longo da década de noventa a empresa se dedicou a reorientação de sua carteira de produtos, com base nos conceitos de biodiversidade. Já em 2001 criou um complexo industrial para pesquisa, desenvolvimento, treinamento e logística de suas operações. Além de alta qualidade de seus produtos, este complexo proporcionou flexibilidade e eficiência produtivas. Todo esse investimento possibilitou o início de suas operações no exterior, já em 2001, á começar pelo México, seguido de França e outros países da América Latina.
Como exemplo de diferenciação em produtos, podemos citar a sua linha de produtos Natura Ekos, que utiliza de maneira sustentável recursos da biodiversidade originalmente brasileira. Os produtos Natura Ekos são biodegradáveis e utilizam vidros e embalagens que contêm material reciclado e refis que além da diminuição do impacto ambiental,