PLANEJAMENTO ESTRÁTEGICO - NATURA
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DA EMPRESA 4
2.2 MISSÃO, VISÃO E VALORES 5
2.3 ESTRATÉGIA GENÉRICA 6
2.4 ESTRATÉGIA COMPETITIVA 7
2.5 AMBIENTE EXTERNO – OPORTUNIDADES E AMEAÇAS 10
2.6 AMBIENTE INTERNO – FORÇAS E FRAQUEZAS 12
3 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 15
4 CONCLUSÃO 16
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
1 INTRODUÇÃO
Este estudo de caso tem como objetivo aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Planejamento Estratégico, validando primeiramente se a missão, visão e valores da empresa Natura Cosméticos S.A. estão de acordo com as estratégias traçadas pela empresa. Será também avaliada a sua competitividade nos negócios, analisando o ambiente externo e interno e, consequentemente, suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, que nos permitirá a visão da potencialidade ofensiva, capacidade defensiva, debilidades e vulnerabilidades da empresa.
2 DESENVOLVIMENTO
Visando atender o objetivo do estudo de caso, serão descritos nos tópicos a seguir, a apresentação da empresa Natura Cosméticos S.A., sua missão, visão e valores. Serão analisadas as estratégias genéricas e competitivas utilizadas pela empresa, segundo a ótica de Porter, e os ambientes internos e externos.
2.1 DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DA EMPRESA
De origem brasileira, a Natura nasceu em 1969 através de Antonio Luiz da Cunha Seabra, em São Paulo, optando 5 anos após sua criação pela forma de venda direta, acreditando no potencial empreendedorismo de suas consultoras, proporcionando geração de renda a milhares de pessoas, possibilitando o desenvolvimento e gerando valor, criando um ciclo de desenvolvimento sustentável.
Com base no desenvolvimento sustentável, foi a primeira empresa de cosméticos a oferecer refil de produtos.
Em 1994 iniciou sua primeira operação na Argentina, um grande passo para internacionalização, expandindo em 2010 a atuação internacional na América