Agricultura Geografia
Conceito
De entre vários conceitos da agricultura destacam-se os seguintes:
A arte de domesticar animais e plantas uteis ao homem (Pierre George e Manuel Cruz).
Trabalho da terra para produzir plantas e animais (Pierre George).
Arte de cultivar a terra, de a fertilizar. Em sentido geral, o conjunto de operações e de cuidados para intermédios dos quais o homem obtém da terra as produções que servem para satisfazer as suas necessidades.
Origem da agricultura O prefixo agro tem origem no termo latino água, que significa terra cultivada ou cultivável e a palavra cultura arruína do verbete latino colere (do qual derivam os termos colonia, colonizar) e da raiz grega ko (col) que significa originalmente podar.
Assim, a partir de tudo o quanto foi exposto, é fácil concluir que os grandes objetivos da agricultura resume-se em:
Assegurara aos grupos humanos e à população animal a sua alimentação quotidiana;
Fornecer vestuário, quer diretamente, quer por transformação industrial ou artesanal;
Evolução da agricultura
No Neólito a <<descoberta>> da agricultura provocou profundas transformações no modo de vida das varias comunidades.
A revolução do Neolítico caraterizam-se pelo aumento da população, que cota petou a expansão agrícola, lenta mas progressiva. Presume-se que sementeira inicialmente feita com o recurso ao calcanhar ou a um pau afiado.
Agricultura na antiguidade
Na antiguidade o campo continuou-se importante como espaço de produção. Entre tanto, a cidade passa a ser um novo elemento a considerar, ela era o espaço de circulação e do consumo das mercadorias produzidas, bem como o lugar em que os indivíduos se dedicavam à política, ao ócio, às artes e ciências.
Tem-se como exemplo as civilizações urbanas que se desenvolveram na Mesopotâmia e no Egipto eram sustentados pelos trabalhos dos camponeses. O excedente da produção rural e constituía a tributa prazo ao governantes e Sacerdotes, habitantes da cidade.
Técnicas agrícolas por intermédio da