Geografia agricultura
- Parcela Agrícola: unidade de cultivo com dimensões variadas, pode ser aberta ou fechada.
- Rendimento Agrícola: (kg/h), relação entre a produção e a superfície cultivada, isto é, o total de produção obtida por hectare durante um ano.
- Produção Agrícola: (kg/agricultor), relação entre a produção obtida e o nº de trabalhadores ou horas de trabalho. É alta quando são usadas técnicas de mecanização e baixa quando são usadas técnicas rudimentares.
- Povoamento Rural: Pode ser disperso (distribuição irregular das casas na paisagem), agrupado (concentração das casas em aldeias) ou misto (casas em aldeias e à sua volta, uma tendência para as dispersão das casas).
Fatores Condicionantes da Agricultura – NATURAIS:
- Clima: Temperatura/precipitação. O clima mediterrâneo (+ precipitação no inverno e – no verão, + quente no verão e – no inverno) é pouco propício à agricultura.
As estações quentes e secas causam a secura dos solos, enquanto que as estações húmidas e frias causam geadas que queimam. A irregularidade das chuvas, causa excesso, ausência ou queda extemporânea.
- Recursos Hídricos: Variam com a precipitação. O excesso ou escassez de águas condicionam o crescimento e espécies e a agricultura.
Solução: adaptar as culturas às características climáticas e recurso a sistemas de rega artificial.
- Fertilidade dos Solos: + férteis são os de origem vulcânica e aluviões, os – férteis são os xistosos e abundam em Portugal e os +/- férteis são os graníticos que abundam em relevo acidentado. As rochas decompõem-se por fatores biológicos que permitem o fornecimento de matéria orgânica aos solos e por fatores climáticos que alteram a rocha e desagregam-na.
- Relevo: As áreas planas e os solos férteis facilitam o uso de maquinaria e os relevos acidentados e solos – férteis não facilitam. Os fortes declives originam deslizamentos de solos. + Altitude, + frio = - humidade
Fatores Condicionantes da Agricultura – HUMANOS:
- Passado Histórico: Elevadas