Norma CAD AsBea
Integração entre Projetistas, Construtoras e Clientes
REVISÃO 1.5.1
FASE I – BASES DE DADOS E SISTEMAS DE NOMENCLATURAS
AsBEA
Abril de 2000
Preparado por:
Arq. Henrique Cambiaghi – Vice Presidente
Arq. Roberto Amá - Diretor
Arq. Miriam Castanho
Arq. Marcelo Westermann
INTRODUÇÃO
A rápida evolução da informática na área de projetos não permitiu que nos adequássemos corretamente às suas potencialidades. Muitos ainda, usam o computador e os programas em CADD, só como instrumento de desenho e não como uma ferramenta fantástica para integração e compatibilização das diversas especialidades de projeto. Soma-se a isto, que cada escritório, cada empresa, tem desenvolvido critérios próprios de layers e apresentação. Falta porém, uma real integração entre todos, que permitirá agilizar o processo de troca de informação e aumentar a confiabilidade nesta troca.
Visando homogeneizar este conhecimento, a AsBEA, está propondo inicialmente uma padronização de layers, diretórios, arquivos, além da definição de responsabilidades entre todas as atividades de projetos, calcado nos modelos de normas Americanas/ Canadenses (AIA, CSI, NBSI) e Européias (ISO), tendo como objetivo a médio prazo transformá-los em normas aprovadas na ABNT.
Recorrendo à experiência dos colegas da AsBEA Arq. Roberto Amá, Arq. Miriam Castanho e Arq. Marcelo Westermann, elaboramos e estamos apresentando alguns conceitos iniciais, disponibilizados na internet no site da AsBEA www.asbea.org.br.
Desde Novembro de 1999 vem sendo formado um Grupo de Trabalho com a participação de diversas entidades, ligadas à projeto (AsBEA, ABASP, ABECE, SINAENCO, IAB, IE) e a Construção (SINDUSCON, SECOVI) que, a partir de Maio de 2000 se reunirá numa periodicidade de 30 dias, para desenvolver e implementar as idéias e conceitos propostos.
Por isto contamos com comentários, idéias e sugestões que