Nascedouro do serviço social
■ O Serviço Social é uma profissão cujos fundamentos foram estruturados no final do século XIX, quando se consolidou o processo de industrialização, conhecido na história da humanidade como Revolução Industrial.
■ O capitalismo monopolista influenciou no surgimento da profissão de assistente social, na medida em que:
- a diferenciação e os antagonismos entre as classes se acentuavam e o desenvolvimento do capitalismo, em sua fase mercantil,
- introduzia significativas alterações na estrutura, relações e processos sociais”.
Revolução que facilitou a consolidação do capitalismo, que ainda no final daquele século, adquiriu um novo perfil, deixando de lado seu aspecto concorrencial para adquirir seu estágio monopolista, gerando, desta forma, significativos impactos na estrutura societária.
Um cenário de grandes questões sociais, surgiram as bases estruturadoras do Serviço Social, que, durante muito tempo, esteve a serviço da burguesia, recebendo forte influência da doutrina social, desenvolvida pela Igreja Católica.
■ A estória do serviço social está vinculada a mudanças que se estabeleceram no decorrer de vários séculos relacionados à efervescência de:
- fatos sociais, culturais e econômicos provindos do capitalismo das revoluções industrial e francesa,
- das lutas de classes,
- do surgimento da burguesia, dentre outras coisas, “o que lhe imprime um movimento contraditório e complexo, que se expressa tanto por momentos de lentidão como por outros de intensa atividade,
- capazes de determinar uma repentina mudança na direção do fluxo histórico” e, ainda mais, “de promover a transição de uma época histórica e sua estrutura social para outra”.
■ A estória do serviço social está vinculada a mudanças que se estabeleceram no decorrer de vários séculos relacionados à efervescência de:
- fatos sociais, culturais e econômicos provindos do capitalismo das