NARRATIVA DE APRENDIZAGEM
Formador:
Professor cursista:
Narrativa das aprendizagens
Durante todo o curso estive sempre focada na turma em que estou trabalhando este ano. Não deixei um só tempo de pensar em uma forma de transformar a minha sala em um espaço de aprendizagem rica e significativa para as pessoas envolvidas no processo de construção do conhecimento.
Conheci alguns recursos tecnológicos, repositórios educacionais e a legislação que dão as pessoas com deficiência o direito de aprender, de fazer, de conviver e acima de tudo de ser um cidadão.
Sabemos que adaptar os alunos público alvo de educação especial a uma sala tolerante e solidária não significa necessariamente integrá-los a um currículo efetivamente inclusivo, onde todos os conteúdos e as metodologias são planejadas com o intuito de possibilitar que todos aprendam, respeitando suas características peculiares e dando a todos o direito de avançar e prosseguir em seus estudos e que possam chegar ao mundo do trabalho atingindo autonomia profissional. Muitos são os exemplos de crianças que foram educadas em um ambiente instigante e desafiador puderam alcançar sucesso nos estudos e prosseguir nas carreiras profissionais que escolheram para si.
Os direitos são apenas uma possibilidade, se o professor não fazer da sua prática um ato emancipador, capaz de transformar o cotidiano em um ambiente integrador, onde todos tem as mesmas possibilidades de aprender.
Na escola onde trabalho estamos nessa busca constante em contagiar os demais colegas na tentativa de integrar os alunos EPAEE para que eles aprendam cada vez mais e que a escola seja um espaço democrático em que o direito de todos a educação é respeitado em todos os momentos.
A SME trouxe nesse semestre um cronograma de cursos para todos os professores da rede que possuem em sua sala de aula alunos EPAEE, os objetivos são: esclarecer sobre as características de cada deficiência, suas possibilidades de aprendizagem e os recursos disponíveis nas salas