o professor do ensino básico do século xx no Brasil
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
TRABALHO DA DISCIPLINA
Educação Brasileira: Bases Históricas e Estruturas Legais
SANTA MARIA – DF, 2014
FACULDADE JK – SANTA MARIA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Ana Carolina, Jaiza Gouveia, Januzia Oliveira, Juliana Priscila, Maria de Fátima.
PRÁTICA PEDAGÓGICA DA DISCIPLINA
Educação Brasileira: Bases Históricas e Estruturas Legais
Trabalho, como requisito parcial, para a aprovação na disciplina Educação Brasileira: Bases Históricas e Estruturas Legais do 2º semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade JK Santa Maria sob a orientação da professora Maria Elielza.
SANTA MARIA – DF, 2014.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho traz uma abordagem sobre dois assunto muito importantes e de cunho histórico, que é como a profissão de professor do ensino básico era vista no Brasil do final do século XX, onde o professor começa a ser desvalorizado tanto em prestígio como financeiramente. O outro assunto que este trabalho aborda são as teorias Pedagógico-didáticas no Brasil entre os séculos XX e XXI, nesse capítulo o autor trás uma relação sobre essas teorias e também deixa sua contribuição sobre o que ele acredita que seja a forma certa de realização do processo ensino-aprendizagem
CAPÍTULO: 13
O PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO NO BRASIL DO FINAL DO SÉCULO XXI
No Brasil a profissão de professor (exceto universitário) no passado, até o início da década de 1970, era uma profissão prestigiada, muito rendosa e as pessoas daquela época respeitavam os professores como se eles fossem uma autoridade. Porém, com o surgimento da erosão salarial da correria do magistério e a alta valorização do professor universitário, o prestígio do professor do ensino básico sofreu uma grande decaída.