nao sei
Em primeiro lugar gostaria de agradecer à Meus Pais por ter me proporcionado a oportunidade de fazer o curso de Técnico de Petróleo e Gás, e por ter, durante esse período, oferecido todo o apoio, para meu desenvolvimento. Agradeço de forma particular, aos amigos que fizeram o curso comigo pelas inúmeras revisões do texto e sugestões. Pelo apoio e pelas sugestões efetuadas durante a execução do curso. Quero agradecer também, de forma muito especial, aos professores, pela paciência e criteriosas reflexões e sugestões efetuadas durante o desenvolvimento deste curso e pela disposição e dedicação, demonstradas em todo o processo.
HÂNDERSON OLEGARIO ARRUDA
A QUALIDADE NA INDÚSTRIA SALINEIRA
Relatório final de curso apresentado ao Centro de Tecnologia e Educação à Distância, como requisito para obtenção do Título de Técnico em Petróleo e Gás.
MACAU, OUTUBRO DE 2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
As organizações estão hoje inseridas num contexto mundial onde todas têm que buscar incessantemente a qualidade de seus produtos e serviços, procurando sempre manter essa constante, pois a competitividade é bastante acirrada e se faz necessário os esforços daqueles que as compõem para poder ficar firme no mercado. Tratando-se de qualidade do produto, vê-se que são inúmeros os aspectos que podem ajudar e que possam fazer com que uma organização alcance a excelência no que se propõe a produzir. Podem-se utilizar diversos meios, diversas ferramentas para atingir a qualidade na produção, como o Brainstoming, Programa 5S, este um eficaz programa de manutenção corretiva e preventiva, entre outros feitos de forma bem planejada e com a total colaboração dos que fazem a empresa. O programa de Boas Práticas de Fabricação-BPF, instituído pelo Ministério da Saúde tem como regulamento que o normaliza a resolução RDC n° 28, de Março de 2000, Regulamento Técnico de Procedimentos Básicos de