Enogastronomia
CURSO: GASTRONOMIA
Pesquisa sobre a história do vinho na Espanha.
ALUNOS: Walmir Pelegrine de Almeida Neto
Lindiomar Dourado Ítalo Euclides
Magno da Silva Ribeiro
Professora: Anaildes Batista Cruz
SALVADOR/BA
2014
A HISTÓRIA DO VINHO NA ESPANHA
A Espanha é uma das regiões com mais tradição na produção de vinhos.
À semelhança de outras realidades, foram os romanos os responsáveis pela plantação de vinhas e produção de vinho em massa no solo espanhol embora hajam vestígios relacionados com o vinho ainda antes do tempo do Império Romano. Tirando partido do clima temperado, a comercialização do vinho espanhol, especialmente vinhos doces conheceu forte crescimento graças ao carácter mercantil dos fenícios que comercializavam o vinho espanhol um pouco por todos países mediterrâneos, eles fenícios, que controlaram a Espanha no século III A.C.
A produção de vinho e o cultivo de novas vinhas conheceram desenvolvimento no tempo da presença dos árabes na Península Ibérica, mas foi no tempo dos descobrimentos em que Portugal e Espanha dividiram o mundo em dois; A produção e comercialização do vinho espanhol conheceu grande evolução na época da descoberta da América por Colombo, das conquistas espanholas na américa do sul entre outras possessões conquistadas à volta do mundo.
Mas não foi só escoando o seu vinho para as suas extensas colônias, que o vinho espanhol ficou na história. Também pelo fato de ter resistido melhor à peste da filoxera que assolou a Europa Ocidental, principalmente a França. Em função disso, houve um claro investimento dos produtores franceses na Espanha, na região 'Rioja'.
Esta situação resultou numa modernização das técnicas de manutenção e de produção utilizadas, numa maior riqueza e diversidade das variedades de uvas. Apesar da crescente importância da produção de vinho na Espanha, esta sofreu