Nao sei
Para quem não esteve presente na aula, aviso que desta vez não vou enviar PPT porque a discussão rendeu tanto que não concluímos a apresentação. Vou continuar a exposição na aula que vem e o trabalho com o texto do Kotler e do Santiago (CIM).
Abaixo os assuntos abordados em aula e os links para leitura.
O caso Visou. Quem não se inteirou dá uma olhada nos links abaixo e se quiser saber mais larga lá no google. Tem muita coisa! Por mais bizarro, rende boas reflexões e aprendizagens sobre marketing digital, gestão de Com/MKT, gerenciamento de crise, atendimento via redes sociais, imagem/reputação, etc. http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Acao/noticia/2012/09/loja-virtual-xinga-cliente-apos-ser-questionada-sobre-atraso-na-entrega.html http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Acao/noticia/2012/09/licoes-do-caso-visou-na-gestao-de-redes-sociais.html
Seguindo nessa linha, lemos e discutimos sobre a entrevista com o fundador do Reclame Aqui (que eu já havia encaminhado por e-mail).Tem trechos interessantes sobre a mudança do perfil do consumidor (o nosso papel diante disso) e a necessidade e novos jeitos de pensar e fazer Com/MKT.
Por fim, já que tocamos no assunto de enganos, erros, crises, má interpretações, geradas pela velocidade com que gerenciamos canais online como e-mail e redes sociais, refletimos a partir do texto O silêncio vale ouro. Quem de nós já não encaminhou um e-mail e esqueceu o anexo (para citar um exemplo "leve"), deu sem querer um "responder a todos", até os casos de crise que acompanhamos nos últimos tempos... também vale a leitura, não só como lição de aula, pra vida mesmo ;)
Ah! Vale assistir o comercial da Quilmes "Igualismo", muito similar, inclusive ao teaser da nova novela das 7 da Globo. Mas o levei pra aula não por esse motivo, e sim, para pensarmos na importância de conhecermos o público na hora de realizar qualquer ação de Comunicação Integrada de Marketing. As propagandas de cerveja são um bom