Nanotecnologia
INTRODUÇÃO
Embora a Nanotecnologia venha sendo desenvolvida há tempo, ela ainda está dando seus primeiros passos no mundo científico. Os estudos e desenvolvimento dos seus conceitos centrais vêm se expandindo através de um longo período de tempo e ela já mostra resultados surpreendentes à mente humana. A Nanotecnologia visa construir estruturas e novos materiais a partir da menor partícula possível, o átomo. Geralmente lida com estruturas com medidas entre 1 a 100 nanômetros em ao menos uma dimensão e inclui o desenvolvimento de materiais e componentes. Está associada a diversas áreas, como a medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia e engenharia dos materiais. É uma área promissora que, se explorada corretamente, e alcançados os objetivos desse sistema de engenharia molecular, resultará em uma nova revolução industrial, além de trazer importantes mudanças econômicas, sociais e ambientais. Existe, porém, um grande debate sobre a Nanotecnologia e suas implicações futuras, pois os desafios são semelhantes aos de desenvolvimentos de novas tecnologias, incluindo questões sobre a toxidade e impactos ambientais dos nanomateriais, e os efeitos potenciais na economia global.
NANOTECNOLOGIA
1. DEFINIÇÃO
A nanotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas a partir do menor elemento, usando as técnicas e ferramentas que estão a ser desenvolvidas nos dias de hoje para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado.
2. HISTÓRIA
Richard P. Feynman foi o precursor do conceito da Nanotecnologia, embora não tenha utilizado este termo em sua palestra para a Sociedade Americana de Física, em 29 de dezembro de 1959, onde apresentou pela primeira vez suas ideias acerca do assunto. A palavra "Nanotecnologia" foi utilizada pela primeira vez pelo professor Norio Taniguchi em 1974 para descrever as tecnologias que permitam a construção de materiais a uma escala de 1 nanômetro.
2.1.