Nanotecnologia
Nanotecnologia, o que é?
A nanotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas a partir do menor elemento, os átomos, usando as técnicas e ferramentas que estão a ser desenvolvidas na atualidade para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado. Se conseguirmos este sistema de engenharia molecular, o resultado será uma nova revolução industrial. Além disso, teria também importantes consequências econômicas, sociais, ambientais e militares.
História da nanotecnologia!
O precursor deste estudo foi o renomado físico norte americano Richard Philips Feynman. Em 29 dezembro de 1959 apresentou pela primeira vez suas ideias para a Sociedade Americana de Física [1].
Durante muitos anos esse conceito de nanotecnologia teve um lento crescimento devido ao fato de a tecnologia até o momento não ter sido o suficiente para ajudar a promover estudos mais avançados. Só após muitas outras tecnologias terem sido inventadas é que o estudo na área de nanotecnologia pode crescer vertiginosamente. Sendo que a palavra "Nanotecnologia" foi utilizada pela primeira vez pelo professor da Tokyo Science University Norio Taniguchi [3] em 1974 para descrever as tecnologias que permitam a construção de materiais a uma escala de um nanômetro.
Na década de 1980 ocorreu a emergência da nanotecnologia devido à convergência de avanços experimentais como a invenção do microscópio de varredura de tunelamento em 1981 e na descoberta dos fullerenos em 1985.
A escala de um nanômetro é realmente pequena, para se perceber o que isto significa, considere uma praia de 1.000 Km de extensão e um grão de areia de 1 mm, este grão está para esta praia como um nanômetro está para o metro..
Abordagens da nanotecnologia!
Como já citado a nanotecnologia desenvolveu-se graças aos contributos de várias áreas de investigação. Existem atualmente três abordagens distintas à nanotecnologia:
A primeira abordagem é a abordagem utilizada em microelectrónica para produzir chips de