Tipos de Costura
Aluna: Natália Cristina Fereguetti de Oliveira
Tipos de Costura
A costura é a junção na qual duas ou mais camadas de tecido, couro ou outros materiais são mantidos juntos com pontos. Costuras em alta produção de vestuário, calçados, utensílios domésticos têxteis e artigos esportivos são realizadas por máquinas de costura industriais. Trabalhos manuais de costura, bordados caseiros, artesanatos, alta costura e alfaiataria pode usar uma combinação manual e máquina de costura.
Na confecção de uma peça de vestuário, as costuras são classificadas por tipo (sobreposta, rebatida, beirada, plana) e por sua posição na peça (acabamento, interna, lateral). As costuras são acabadas com técnicas variadas para prevenir o desfiamento das extremidades do tecido e a manutenção impecável do interior da peça.
As costuras empregadas na montagem de peças confeccionadas suportam cargas físicas e, teoricamente, devem ter propriedades similares ao material que está sendo costurado. O tipo de ponto e linha utilizada, variam de acordo com cada aplicação. Por isso, é importante estar familiarizado com vários tipos de costura, suas aplicações e variações disponíveis para que você possa escolher a costura certa para atender às suas necessidades.
Classe 1 – Costura sobreposta
São duas ou mais peças de material sobrepostas, uma sobre a outra, unidas perto da borda, com uma ou mais fileiras de pontos. Existem vários tipos de costura nesta classe.
Pontos usados como uma costura sobreposta podem ser realizados com pontos do tipo 301 ou 401 para criar uma costura simples. O mesmo tipo de costura também pode ser costurado com a classe do ponto 500 (Overlock) ou pontos combinados (por exemplo, classe 516).
Aplicação
Usado para criar costuras mais resistentes para lingerie, camisetas, etc.
Classe 2 – Costura rebatida(s) Nessa classe de costura, duas ou mais camadas de material são rebatidas (isto é,