Defini es de tipos de Fios e Linhas para Costura
Processos de Fabricação de Vestuário I – Profª Débora Cseri
Pontos a serem considerados :
Força – O tecido precisa de uma linha tão forte quanto. Para saber se ela não vai arrebentar, faça o teste de tentar rompê-la com a mão. Suavidade – Linhas lisas para tecidos leves e lisos, linhas grossas e fortes para tecidos que tenham características mais encorpadas .
Elasticidade – Proporcionalmente roupas com maior elasticidade precisam de linhas mais elásticas .
Um exemplo são as roupas de exercícios em lycras ou elastano.
Teste a elasticidade da linha, puxando-a sobre uma superfície e medindo com uma régua até onde ela vai antes de ser arrebentada. O tecido pode ser um parâmetro de elasticidade, medindo até onde ele vai ao ser estendido.
Cor – Dependendo da sua intenção, as cores podem ser exatamente iguais a do tecido, ou mesmo um tom sobre tom. Caso queira e tenha habilidade em combinar, podem ter tonalidades diferentes.
Caso trate-se de listras ou xadrez, escolha a linha na tonalidade mais escura das estampas.
Detalhes claros com base escura são melhor percebidos pelo olho do que detalhes escuros em bases claras , uma vez que cores claras mostram maior expansão na ilusão de ótica.
1
Encolhimento e Temperatura
Os padrões de encolhimento são diferentes. Se você costurar um tecido sintético com linha de algodão, após a lavagem, existe a possibilidade da costura ficar franzida.
As fibras sintéticas são mais elásticas do que as fibras naturais. Por isso, se vocês costurar um tecido sintético com linha de algodão, a linha poderá arrebentar.
As linhas suportam temperaturas diferentes.
Se você costurar uma peça de linho, com linha de poliéster, podem haver problemas quando você utilizar o ferro de passar, pois o linho requer uma alta temperatura e as linhas de poliéster podem não resistir à alta temperatura.
Procure sempre utilizar linhas de algodão para costurar em tecidos de fibra natural e linhas sintéticas para