Nanotecnologia
Escola Técnica Rezende Rammel
Aluno: Reynaldo Luiz
Turma: 3º Elt – B1
Matéria: Projetos
Professor: André Mendes
O que é?
Segundo o dicionário Priberam: nanotecnologia (nano- + tecnologia)
s. f.
“Capacidade de manipular um átomo, uma molécula ou um conjunto de moléculas.”
É a tecnologia que tem a capacidade de manipular a matéria em escala atômica e molecular, utilizando técnicas e ferramentas que ainda estão sendo desenvolvidas, para colocar cada átomo da matéria em um lugar específico, assim criando novos componentes utilizados nos equipamentos e aparelhos atuais.
O seu tamanho.
Para que se possa compreende - lá melhor é preciso ter noção de seu tamanho, porém não é um tamanho visível a olho nu. Teremos que esquecer os valores da escala métrica que usualmente usamos (quilômetros, metros, centímetros e etc.) e passaremos a usar nanômetro.
Nanômetro.
É a unidade de medida que se trabalha com a nanotecnologia, ele é equivalente a um bilionésimo de metro (0,000000001m = 1nm).
História
Por mais que seja uma tecnologia nova e que as pesquisas e seus desenvolvimentos ainda estejam em andamento, os seus conceitos centrais já são comentados há tempos. Em dezembro de 1959 este tema foi comentado pelo físico, onde ele esboça um breve conceito sobre o tema. Ele fala sobre a possibilidade de manipular átomos e moléculas, algo que resultaria em componentes tão pequenos, que o homem não poderia ver.
Porém foi na década de 80 que o assunto deixa de ser apenas especulação e passa para o campo de desenvolvimento, com os avanços tecnológicos da época, coma a invenção do microscópio de varredura de tunelamento (1981), a descoberta dos fullerenos (1985) e também com esclarecimento do modelo de trabalho e objetivos da nanotecnologia iniciado com a publicação do livro Motores da Criação (1986).
Microscópio de varredura de tunelamento.
Instrumento utilizado para visualização de superfícies no nível