Nanotecnologia
A primeira vez que o conceito de nanotecnologia foi usado, foi por um físico chamado Richard Feynman que comentou em Dezembro de 1959 um breve conceito sobre nanotecnologia. Ele comentou a respeito do poder de manipulação de átomos e moléculas, algo que resultaria em componentes tão pequenos, que o homem nem poderia enxergar a olho nu.
O termo nanotecnologia foi criado e definido pela Universidade Científica de Tóquio, no ano de 1974. Em 2000, a nanotecnologia começou a ser desenvolvida em laboratórios, aumentando as pesquisas nessa linha tecnológica.
Existem inúmeras aplicações relacionadas á Nanotecnologia, as mais comuns e próximas à realidade brasileira são os microprocessadores. Porém não é somente no ramo voltado exclusivamente para a tecnologia que este recurso se faz presente. Outra área que faz cada vez mais uso da nanotecnologia é a medicina, para a busca de tratamento de doenças infectocontagiosas e doenças que causam imunodeficiência, como a AIDS por exemplo. Uma das grandes vantagens da implantação dessa tecnologia nessa área seria a facilidade no tratamento dessas doenças. Uma possível abordagem dessa tecnologia nessa área seria a de que nanorobôs fossem introduzidos no paciente para que estes eliminassem somente os invasores e evitando a morte, em cadeia, de células saudáveis.
Contudo, esse nível de avanço