Nanotecnologia - a tecnologia da pós modernidade
Rafael Henrique Bandeira
Resumo: O presente artigo conceitua nanotecnologia como uma tecnologia que utiliza tamanhos muito pequenos para criar máquinas utilizadas nas mais diversas áreas, como por exemplo, informática, medicina, biologia entre outros. Também traz alguns investimentos e expectativas diante desta tecnologia, com o objetivo de demonstrar sua importância e de informar quanto a um assunto tão atual como este.
Atualmente, ao conversarmos com pessoas das diferentes idades e lugares de origem, nos deparamos com termos como nanociência, nanotecnologia, sistemas de multiprocessamento de dados, entre tantos outros termos que apresentam a rápida evolução tecnológica que ocorre atualmente, na era pós - moderna. Porém, apesar de falarmos muito a respeito disso nem sempre conseguimos conceituar estes termos e compreender qual sua real utilidade em nossas vidas. Nesta discussão nos propomos a discutir qual o conceito de nanotecnologia, sua utilidade, áreas em que é utilizada e também algumas curiosidades desta área.
A Nanotecnologia é a capacidade de criar algo a partir do menor possível. Ao ser criada, nos anos 80, por Eric Drexler (primeiro cientista doutor em nanotecnologia pela MIT-Massachusetts Institute of Technology), o mesmo referiu-se a ela como o poder de fazer máquinas com tamanhos em escala molecular, ou seja, menores que uma célula.
Segundo Cylon Gonçalves da Silva “O objetivo da nanotecnologia, seguindo a proposta de Feynman, é o de criar novos materiais e desenvolver novos produtos e processos baseados na crescente capacidade da tecnologia moderna de ver e manipular átomos e moléculas.”.
Nano é um prefixo que indica um bilionésimo do que o sucede, sendo assim, um nanômetro significa um bilionésimo de metro (ou dez elevado no expoente menos nove), é com este tipo de medidas que se trabalha na nanotecnologia com mais freqüência, pode-se comparar isto proporcionalmente com