Nanotecnologia em outros Paises
Em 1959, foi ministrada uma pelestra pelo pesquisador e físico Richard Feynman, sobre a capacidade dos cientistas manipularem e controlar átomos e moléculas, dando-se o nome de Nano, que em grego significa anão. Mas só em 1974 através do professor e pesquisador Nório Taniguchi, que foi oficializando o termo Nanotecnologia. Sendo representada por uma escala nanométrica, de 10-9nm, o equivalente a 0,000.000.001 de metro, que tem potencial de criar a partir do mais pequeno, usando as tecnicas e ferramentas que estam a ser desenvolvidas nos dias de hoje, para colocar cada atomos e moleculas em um lugar desejado.
Para que serve?
No mundo da informática serve para expandir as novas tecnologias, por exemplo na criação de nanochips que ajudam na operação de computadores.Podendo economizar espaço, pois, em nanoescala e fazendo o que dispositivos maiores fariam, pode-se utilizar o espaço para mais nanodispositivos.Também pode ser utilizada na Medicina, fazendo com que cada átomo possa ser manipulado para cada pílula ou remédio com mais precisão. Futuramento, a nanotecnologia será usada para criar tecidos do corpo humano; curar doenças, desobistruir vasos sanguines; destruir virus e bacterias por todo organismo, por meios de introdução de nanorobôs. E essa tecnologia é chamada de nanobiotecnologia. Mas tudo isso exigirá dos nanobiotecnicos extremo conhecimento de áreas como física, biologia, farmácia, quimica e engenharia.
Nanotecnologia em outros Paises
Atualmente, a Rússia é o país que mais gasta com pesquisas em nanotecnologias. A União Europeia e a China são também grandes investidores, deixando para trás os Estados Unidos e o Japão.Antes da crise financeira, a projeção para 2010 era de 500 bilhões de dólares, após a crise houve uma previsãode 2,6 trilhões de dólares para 2014.Segundo estimativa do Ministério de Ciência e Tecnologia, havia no mercado brasileiro, em 2007, cerca de 1.800 produtos comercializados com aplicação de nanotecnologia, que deveriam