Artigo - Nanotecnologia
Guilherme Gomes
Faculdade Ruy Barbosa.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. CAPITULO 1
2.1. A UTILIZAÇÃO DA NANOTECNOLOGIA NO BRASIL.
3. CAPITULO 2
3.1 A NANOTECNOLOGIA
3.1.1 A EVOLUÇÃO DA NANOTECNOLOGIA
3.1.2 VANTAGENS E DESVANTAGENS DA NANOTECNOLOGIA.
4. CAPITULO 3
4.1 QUAIS PRINCIPAIS AVANÇOS NO BRASIL? 5. CAPITULO 4 5.1 A VISÃO DA NANOTECNOLOGIA NO BRASIL
6. CAPITULO 4
6.1 AS SUBDIVISÕES DA NANOTECNOLOGIA
6.1.2 FASES DA REVOLUÇÃO NANOTECNOLOGIA
7. CAPITULO 5
7.1 NANOTECNOLOGIAS X ÉTICAS, POLÍTICA E A SOCIEDADE
8. CONCLUSÃO
9. CRONOGRAMA
10. ORÇAMENTO
11. REFERENCIA
1. INTRODUÇÃO
Em 1959 o físico Richard Feynman comentou sobre o conceito da nanotecnologia, que se trata do poder de manipulação de átomos e moléculas, algo que resultaria em componentes tão pequenos, que o homem nem poderia ver.
O vocábulo nanotecnologia vem de nanômetro, medida que equivale à bilionésima parte do metro, algo, quase 100 mil vezes, menor do que a espessura de um fio de cabelo. Também pode ser entendida como a arte de manipular a matéria em nível atômico, construindo moléculas inéditas, com propriedades diferentes. A nanotecnologia encontra aplicações em praticamente todos os setores industriais e de serviços, incluindo as nanopartículas, os revestimentos, catalisadores e nanocomponentes.
A nanotecnologia não é uma tecnologia específica, mas todo um conjunto de técnicas, baseadas na Física, na Química, na Biologia, na Ciência, Engenharia de Materiais e na Computação, todas elas trabalham juntas em novos materiais que são aplicados em produtos que já consumimos e que ganham novas características. As aplicações possíveis incluem: aumentar espetacularmente a capacidade de armazenamento e processamento de dados dos computadores; criar materiais mais leves e mais resistentes do que metais e plásticos para prédios, automóveis, aviões; criar formulas de isolamento térmico, acústico, anti-fogo e muitas outras inovações em desenvolvimento