comunicação e expresão
A todo o momento nos deparamos com vários textos, sejam eles verbais e não verbais. Em todos há a presença do discurso, isto é, a idéia intrínseca, a essência daquilo que está sendo transmitido entre os interlocutores.
Esses interlocutores são as peças principais em um diálogo ou em um texto escrito, pois nunca escrevemos para nós mesmos, nem mesmo falamos sozinhos, pois precisamos de um interloculor para que ocorra a comunicação.
É de fundamental importância sabermos classificar os textos dos quais travamos convivência no nosso dia a dia. Para isso, precisamos saber que existem tipos textuais e gêneros textuais.
Para organizarmos um discurso textual é preciso termos conhecimento das condições da produção, Para que? Para quem? Por quê? O texto será produzido. O tipo de texto também é uma condição de produção, visto que o gênero determina as características de cada texto.
EXISTEM SEIS TIPOS DE TEXTO
Descritivo, Narrativo, Expositivo, Opinativo, Argumentativo e Injuntivo.
TEXTO DESCRITIVO
Um texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de palavras utilizada:
Objetiva é aquela em que o observador apresenta o tema-núcleo de maneira impessoal, empregando a representação fiel do aspecto exterior. Subjetiva é aquela em que o observador apresenta o tema-núcleo de maneira pessoal, empregando a imaginação e externando suas impressões pessoais. Ex.
Retrato
Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro, nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo. Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e frias e mortas; eu não tinha este coração que nem se mostra. Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil: Em que espelho ficou perdida a minha face?
(Cecília Meireles)
EU NASCI A DEZ MIL ANOS ATRÁS (RAUL SEIXAS\0
Um dia, numa rua da cidade
Eu vi um velinho
Sentado na calçada
Com uma cúia de esmola
E