Comportamento do Consumidor
Global
Fabrício Marques
Keila Moreira
Letícia Rios
Letícia Vasconcelos
Lorena Rodrigues
Reinaldson Carvalho
Suelem Paula
Faculdade Pitágoras
2014
A Globalização e o Consumidor Internacional
A globalização, o fim das barreiras comerciais entre os países e a formação de blocos econômicos, forças que se consolidaram nos anos 80 e 90, fizeram surgir um novo tipo de comprador: o consumidor global. Hoje, em qualquer lugar do planeta, marcas e produtos globais como: Coca-cola, Nike, Sony e Nokia, são constantemente consumidos, fazendo parte dos hábitos e da vida de habitantes dos cinco continentes.
Os países da comunidade internacional possuem sociedades distintas e culturas próprias. As tradições e os valores de uma nação invariavelmente diferem entre si. É comum uma empresa multinacional precisar adaptar seus produtos aos costumes e hábitos locais. “Pense globalmente, aja localmente”.
Quatro dicas para pensar global e agir local:
1. Seja curioso, busque informação, preocupe-se em enriquecer conhecimentos;
2. Olhe a sua volta para encontrar problemas que você seria capaz de resolver, olhe também para os seus problemas, quem sabe eles não são idênticos aos do seu vizinho?
3. Arrisque-se, é melhor o imperfeito feito do que o perfeito não feito;
4. Não existe fórmula perfeita para nada na sua vida, crie a sua própria dica.
Outro exemplo muito interessante é essa história: “João é um passarinho que vive na floresta, junto dos seus familiares e amigos. Ele ama sua casa na árvore e adora voar pela mata. Até que certo dia, alguém coloca fogo nesta floresta, que rapidamente se espalha. Vendo a possibilidade de perder tudo, João, vai até o rio e pega água no bico para controlar o incêndio. Mesmo sabendo que a quantidade de água não seria suficiente para dar fim ao desastre ele continua.”
Neste sentido, mesmo vendo um problema infinitamente maior do que você faça sua parte. Isso é pensar globalmente, no