Nado costas
É um dos estilos que pode ser utilizado em competições desportistas de natação. Caracteriza-se, como o próprio nome sugere, pela posição do nadador de costas para o fundo da piscina, os braços se alternam continuamente um em relação ao outro com a recuperação se dando fora da água, batida rápida de pernas realizada num plano vertical e está sincronizada com os movimentos dos braços.
1. Este nado surgiu após o nado crawl. Não se sabe ao certo, quando o homem começou a nadar de costas. Sabe-se que em 1794 Oronzio de Bernadi descreveu um estilo com braçadas de costas. Mas somente a partir de 1912, os nadadores começaram a praticar o nado com mais velocidade. O mérito dessa evolução cabe ao nadador norte americano Harry Hebner , que venceu os cem metros nos jogos de Estocolmo, na Suécia, em 1912, utilizando-se de uma nova maneira de bater os pés.
2. ERROS
3. 1.1. A mão entra na água e desloca-se perto da superfície da mesma e desloca-se directamente para trás
4. 1.2. Os pés oscilam lateralmente e saem fora do polígono de sustentação do corpo (projecção das duas linhas dos ombros em direcção aos pés)
5. 1.3. A cabaça oscila ao longo do ciclo de nado
6. FORMA CORRECTA DE NADO
7. A posição do corpo deve manter-se, ao longo do ciclo gestual, o mais próxima possível da posição hidrodinâmica fundamental.
8. Os membros inferiores e as coxas deverão permanecer sempre no interior de uma área delimitada pela projecção da cintura escapular. A rotação do corpo em torno do eixo longitudinal e os batimentos dos membros inferiores em direcções laterais, a acompanhar a rotação do tronco, são factores fundamentais do equilíbrio dinâmico respeitante ao alinhamento lateral do corpo. A cabeça deve manter-se na mesma posição ao longo do ciclo gestual, sendo um erro grave a sua rotação ou oscilação lateral, a acompanhar as acções segmentares.
9. No momento da entrada, o cotovelo está em execução completa. O Braço e Antebraço estão em rotação interna, de modo a que a