Ensaio de embutimento
CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA
Ensaios Destrutivos
Ensaios de Estampabilidade
Prof. Dr. Ricardo F. dos Reis
INTRODUÇÃO
• Operações de conformação: Estamparia
Ricardo Reis
INTRODUÇÃO
A estampagem é o processo de converter finas chapas metálicas em peças ou produtos, sem fratura ou concentração de micro-trincas. As chapas utilizadas neste processo devem ser bastante dúcteis.
A operação de estampagem envolve dois tipos de deformações: o estiramento, que é o afinamento da chapa, e a estampagem propriamente dita, que consiste no arrastamento da chapa para dentro da cavidade da matriz por meio de um punção
Ricardo Reis
INTRODUÇÃO
Os ensaios mais utilizados para se determinar características de estampabilidade são ensaios simulativos das operações de estiramento e embutimento.
Ensaios de estampabilidade mais empregados:
Embutimento Erichsen;
Ensaio Olsen;
Predomínio de estiramento
Ensaio de Nakazima;
Ensaio Swift.
Predomínio de embutimento
Estiramento - A chapa é presa em uma matriz.
Embutimento - A chapa não é presa.
Na conformação de chapasRicardo Reis dificilmente se têm estiramento ou embutimento puros.
INTRODUÇÃO
Os ensaios simulativos são muito dependentes da forma do punção e das condições de atrito entre punção, matriz e chapa, de modo que eles não são reprodutíveis nos diversos laboratórios.
A ductilidade é a característica básica para que o produto possa ser estampado. E já estudamos ensaios que podem avaliar esta característica - tração.
Uma chapa pode apresentar diversas pequenas heterogeneidades, que não afetariam o resultado de ductilidade obtido no ensaio de tração. Mas, ao ser deformada a frio, a chapa pode apresentar pequenas trincas em conseqüência dessas heterogeneidades.
Ricardo Reis
INTRODUÇÃO
Além de trincas, uma peça estampada pode apresentar diversos outros problemas, como enrugamento, distorção, textura superficial rugosa,