artigo de opiniao
Tema: Relação entre o uso dos combustíveis derivados do petróleo e o aquecimento global.
A atmosfera é constituída por cerca de 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e outros minerais nobres que circulam formando os ciclos da biosfera. Esses ciclos são responsáveis pela filtração dos raios solares, diminuição do calor e equilíbrio do ecossistema. Ocorre a troca de oxigênio e gás carbônico pelos seres vivos, integrando o ciclo de minerais.
O principal agente causador do aquecimento global é o gás carbônico (CO2) resultante da combustão do carvão, lenha e petróleo. O gás carbônico tem a propriedade de absorver calor. Quando há um aumento da quantidade desse gás na atmosfera pode ocasionar o aquecimento global que é o aumento da temperatura da superfície terrestre. Como podemos observar que ao longo dos anos vem aumento, por consequência da poluição ao meio ambiente.
O CO2 é encontrado em grande quantidade nos Combustíveis Fosseis que demoram cerca de milhões de anos para se formar no solo terrestre ou marítimo. O petróleo é uma combinação complexa de hidrocarbonetos, composta na sua maioria de hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos. Também pode conter quantidades pequenas de nitrogênio (N), oxigênio (O), compostos de enxofre (S) e íons metálicos, principalmente de níquel (Ni) e vanádio (V). Nas refinarias, o petróleo é submetido a uma destilação fracionada, sendo o resultado desse processo separado em grupos. Nesta destilação encontramos seus derivados éter de petróleo de 20 a 60 °C, benzina de 60 a 90 °C, nafta de 90 a 120 °C, gasolina de 40 a 200 °C, querosene de 150 a 300 °C, gasóleo ou óleo diesel de 250 a 350 °C, óleos lubrificantes de 300 a 400 °C e asfalto, piche e coque que são resíduos. O uso destes recursos teve naturalmente grandes impactos em nossa evolução, tanto para o melhor, a nível social, tecnológico, económico e uma grave consequência para o meio ambiente.
As consequências nós percebemos no dia a dia ou em