Ensaio de embutimento
É na estamparia que o ensaio de embutimento encontra sua principal aplicação. Observando alguns objetos de uso diário, como uma panela, a lataria dos automóveis e outras tantas peças produzidas a partir de chapas metálicas, por processos de estampagem.
A estampagem é o processo de converter finas chapas metálicas em peças ou produtos, sem fratura ou concentração de microtrincas. As chapas utilizadas neste processo devem ser bastante dúcteis.
Durante a estampagem podem ocorrer diferentes problemas tais como: fissuras, encruamento e rugosidade superficial (efeito casca de laranja) decorrente da granulação grosseira.
Para descobrir que a chapa é imprópria para o processo de estampagem, foram desenvolvidos os ensaios de embutimento e assim evitar a produção de peças com chapas inadequadas.
Logo mais, você ficará sabendo como é feito o ensaio de embutimento em chapas, para avaliar sua adequação à operação de estampagem. E conhecerá os dois principais métodos de ensaio de embutimento.
Objetivo
Medir a ductibilidade de chapas de aço carbono laminado a frio, utilizado no processo de estampagem média, profunda e extra-profunda.
Desenvolvimento Teórico
A operação de estampagem envolve dois tipos de deformações:
. Estiramento, que é o afinamento da chapa;
. Estampagem propriamente dita, que consiste no arrastamento da chapa para dentro da cavidade da matriz por meio de um punção. Nessa operação, a chapa fica presa por um sujeitador que serve como guia para o arrastamento.
[pic]
O que é ductibilidade? É a propriedade física dos materiais de suportar a deformação plástica, sob a ação de cargas, sem se romper ou fraturar.
A ductilidade é a característica básica para que o produto possa ser estampado. Porém, uma chapa pode apresentar diversas e pequenas heterogeneidades, que não afetariam o resultado de ductilidade obtido no ensaio de tração. Ao ser deformada a frio, a chapa pode apresentar pequenas trincas em conseqüência