Nado De Costas
Nado costas é um dos estilos que pode ser utilizado em competições desportivas de natação. Caracteriza-se pela posição do nadador de costas para o fundo da piscina, batida rápida de pernas e braçadas alternadas. Nas Costas, o corpo encontra-se na posição horizontal em decúbito dorsal (barriga para cima), com a cabeça fixa e o rosto fora d'água e as orelhas submersas, porém na linha da água. A pernada é o grande segredo de um nado costas bem executado. Uma pernada forte significa um melhor posicionamento horizontal, mantendo o corpo flutuando na linha da água, diminuindo a resistência frontal. As pernas executam movimentos alternados e diferenciados, partindo da articulação coxo-fêmoral, como no crawl, porém, muda o ritmo ativo e passivo. No ativo, o movimento da perna é de baixo para cima, levemente flexionada, com o pé voltado para dentro, até atingir a linha da água. No passivo, ocorre à extensão total da perna e o movimento se dá de cima para baixo. Não se deve esquecer que uma boa força abdominal também auxilia o nadador de costas a manter o quadril elevado na linha da água. Os braços executam movimentos de rotação alternados e diferenciados. Na pegada, o braço entra totalmente estendido bem à frente da cabeça, na linha dos ombros, a palma da mão para fora entrando na água primeiramente com o dedo mínimo para uma melhor posição hidrodinâmica. A puxada tem o padrão de um "S" alongado, iniciando a entrada da mão na água a mais ou menos uns 20 cm da superfície. A elevação do ombro contrário à braçada auxilia a mão a afundar.
Regras
O nadador deve nadar sobre as suas costas durante a prova. Sair desta posição implica a sua desclassificação, excetuando a virada.
Posição do corpo Numa visão lateral, deve ver-se o peito do nadador numa posição plana e horizontal ao nível da água; Deve ser evitada a tendência de nadar sentado na água; A cabeça alinhada com o corpo, olhar para cima; Visto de trás, os ombros realizam uma rotação