nacituro
OBJETIVOS: Entender o funcionamento dos dobradores de tensão; calcular as tensões na saída dos dobradores de tensão.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Um dobrador de tensão produz uma tensão média aproximadamente igual ao dobro da tensão de pico da entrada. São muito usados em cargas de alta tensão e de baixa corrente. Em muitos casos os projetistas preferem utilizar dobradores de tensão em lugar de transformadores elevadores de tensão, porquanto, os transformadores além de serem mais caros e mais pesados, ocupam maior espaço. Com um triplicador de tensão por exemplo, o valor médio da tensão na saída (Vdc) é aproximadamente três vezes o valor de pico da tensão de entrada. No entanto, à medida que se multiplica a tensão, o fator de ondulação vai piorando. Trataremos nesta experiência de analisar o comportamento de um dobrador de tensão de meia onda e de um dobrador de tensão de onda completa. Podemos calcular de maneira aproximada a tensão na saída de um dobrador de tensão: Vdc = Vrms x 2,82 ou
Vdc = 2Vp
Para um dobrador de tensão de 1/2 onda, a freqüência de ondulação é igual a freqüência da tensão a ser retificada, enquanto que essa freqüência dobra para o dobrador de tensão de onda completa.
PARTE PRÁTICA
MATERIAIS NECESSÁRIOS
1- Módulo de ensaios para retificadores
1- Multímetro digital ou analógico
1- Osciloscópio
DOBRADOR DE TENSÃO DE 1/2 ONDA
1- Meça a resistência dos enrolamentos do primário e do secundário (Es1 + Es2) do transformador, e anote esses valores na tabela 1.
2- No circuito dobrador de tensão de 1/2 onda, suponha que a tensão em cada um dos secundários seja de 12V. Calcule e anote os valores listados na tabela 2.
Tabela 1: Resistência dos enrolamentos do transformador
RPRIMÁRIO
RSECUNDÁRIO (secundário 1)
RSECUNDÁRIO (secundário 2)
RSECUNDÁRIO (secundário 1 + secundário 2)
Tabela 2: Dobrador de 1/2 onda
CALCULADO
MEDIDO
Tensão eficaz no secundário (Es1 ou Es2)
12,6V