Nacional Gás
A Nacional Gás, Brasilgás e Paragás são destaque nacional no segmento de gás doméstico (em botijões de 13 kg), possuindo a liderança absoluta na Região Nordeste, resultado da credibilidade de suas marcas, que desde 1951 levam tecnologia e praticidade ao dia-a-dia de seus clientes. No segmento envasado, são cilindros de 20 kg, utilizados em empilhadeiras, e de 45 kg, ideais para bares, restaurantes e variados comércios, atendendo os mais rigorosos padrões de segurança e qualidade, estando à disposição do consumidor através de uma ampla rede de distribuição.
A missão da organização é fornecer soluções de energia, utilizando Gás LP (Gás Liquefeito de Petróleo), com qualidade, segurança e pontualidade, gerando economia para parceiros e clientes, proporcionando o desenvolvimento socioambiental, por meio da aprendizagem contínua dos colaboradores e parceiros.
Histórico
A história da Nacional Gás, Brasilgás e Paragás se inicia através do pioneirismo e ousadia do jovem cearense Edson Queiroz e dá início também ao Grupo Edson Queiroz, que viria a atuar em diversos segmentos. Em 1951, atento aos acontecimentos no sul do país e também ao amadurecimento do mercado nordestino, Edson Queiroz percebeu que Fortaleza estava pronta para abandonar os fogões à lenha e entrar para a era botijão de gás.
No início, as dificuldades eram inúmeras e poderosas. A começar pela obtenção de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), que era importado do México e dos Estados Unidos. Havia também a dificuldade de distribuição. Mas o maior problema seria mesmo o preconceito do povo em relação ao gás, que incluía o medo de explosão e a teoria de que o gás daria “gosto ruim à comida”. Para vencer essas barreiras, foi preciso que o jovem empresário passasse a vender fogões, e a ir pessoalmente de casa em casa fazer a instalação e preleções sobre as vantagens dos novos produtos.
Em 1953, após uma cartada arrojada, Edson Queiroz obteve a autorização para