ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis
2013
1. INTRODUÇÃO
Decorrente dos estudos da química orgânica e especificamente dos hidrocarbonetos foi proposta uma pesquisa mais detalhada sobre o petróleo. Podemos citar essa substancia como uma das mais importantes representantes de tal grupo.
Sabemos que o petróleo é uma das fontes de energia mais utilizadas atualmente, mas é importante obter maiores informações sobre essa grande riqueza. Por isso temos como principal finalidade adquirir conhecimento sobre sua composição, extração, refinamento e as organizações responsáveis por regulamentar essas tarefas.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. ANP
A sigla ANP faz referência a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Tal organização foi criada em 1997 e desde então é o órgão responsável por regular as atividades petrolíferas no Brasil.
Em 2011 a ANP contava com 784 servidores sendo que 28% possuem pós-graduação, doutorados, mestrados e especializações. Dentre as profissões destacam-se engenheiros químicos, geólogos, geofísicos e reguladores do petróleo e gás natural.
Atualmente a agencia é conduzida por uma diretoria colegiada, formada por um diretor-geral e quatro diretores com mandatos de quatro anos não coincidentes. Todas as decisões tomadas pela diretoria são publicadas na internet, no endereço < www.anp.gov.br > Em alguns casos são realizadas audiências públicas antes de tomar qualquer decisão sobre normas que possam afetar direitos. A ANP possui sedes em Salvador (escritório regional), Rio de Janeiro (escritório central), São Paulo (escritório regional) e Brasília (sede e foro).
2.2. PRINCIPAIS FINALIDADES
A principal função da ANP é regular as atividades que integram as indústrias de petróleo e gás natural e de biocombustíveis no Brasil, bem como garantir o abastecimento de combustíveis e a defesa dos interesses dos consumidores.
A ANP tem como