Na vida de todos
Marcos Cavalcanti – HTTP://luz.cpflcultura.com.br/47
-Estabeleça relações entre a abordagem feita no texto e a realidade da educação brasileira perante a transmissão, o compartilhamento e a produção do conhecimento tão necessário à sociedade acadêmica.
Segundo Marcos Cavalcanti, doutor em Informática e professor, a educação no Brasil precisa aprimorar-se mais para que o país pertença ao primeiro mundo e precisa investir não somente na educação padrão como no desenvolvimento pessoal de cada cidadão. Porem, vale salientar que a opinião tem sim, pontos discordantes. A visão do professor é a de quem está dentro do mundo cibernético, tecnológico e por isso acredita ser o Estado culpado por não permitir a seus cidadãos este acesso a
„sociedade do conhecimento”.
Mas, o que vem a ser uma “sociedade do conhecimento”?
No contexto geral, conhecimento é a capacidade que a pessoa tem de assimilar uma informação, refletir sobre a mesma e relacionar vários aspectos pertinentes a ela, tais como tempo e espaço, podendo estabelecer conexões com outros conhecimentos e aplicá-los em sua vida e uma vez que a educação ainda é a mola chefe do saber, tornar-se-á possível vencer os obstáculos.
É imprescindível o aprendizado adquirido na base escolar para que tenhamos o conhecimento necessário que levaremos por diante, durante nossa existência. Quanto mais informações adquirirmos, mais conhecimento teremos, e isto é fato.
A educação no Brasil dos dias atuais não é de excelência mas também não é desprezível. Tem material humano de boa qualidade nas salas de aula e depende mais do aluno o esforço de aprender, de querer aprender.
A sociedade do conhecimento baseia-se em : aprender a conhecer aprender a fazer aprender a viver em comum e aprender a ser.
Cabe ao aluno o interesse em adquirir conhecimento e fazer bem o que se prontificou em aprender, desempenhando com competência e habilidade o trabalho ao qual