handebol
Hélio Costa de Oliveira
Orientador: Luis Roberto
ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE JUNDIAÍ
RESUMO
Este trabalho é sobre a defesa nas categorias iniciais do handebol. Discute-se primeiramente o conceito de handebol e sua importância. Apresentam-se em seguida o conceito de defesa, suas fases e tipos. Após faz-se uma explanação sobre as categorias no handebol, onde enfatizamos as categorias mirim e infantil e como se trabalha a defesa dentro destas categorias. Conclui-se que na categoria mirim o sistema defensivo individual é o mais adequado, e na categoria infantil as formações abertas como 1:5 e 3:3 são os mais indicados.
PALAVRAS-CHAVE: Handebol, Sistemas defensivos, Categoria mirim, Categoria infantil.
INTRODUÇÃO
Sendo o handebol um dos esportes coletivos mais praticados em nível escolar, faz-se necessário voltarmos nosso olhar para a importância da escolha adequada da defesa para obtermos um melhor aprendizado e resultado da prática deste esporte.
O presente trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica e abordará os tipos apropriados de defesa dentro das categorias mirim (11 e 12 anos) e infantil (13 e 14 anos) no âmbito de ensino aprendizado.
Sendo que este estudo tem como objetivo demonstrar qual defesa é melhor para se iniciar e trabalhar dentro das categorias citadas.
A escolha deste tema tem variadas razões, não somente pessoais, mas também acadêmicas, pois não existe muito sobre este assunto na literatura.
Assim um dos motivos da escolha deste tema foi o fato da defesa ser um dos principais meios de atingir a vitória, pois uma defesa eficaz é a preparação para um ataque eficiente.
Com este trabalho pretendemos contribuir não somente no âmbito acadêmico como também para os profissionais que trabalham com este esporte.
Handebol
1.1 Definição
O handebol é caracterizado pela atuação de duas equipes adversárias em um espaço determinado, onde ambas as