NA ESCOLA E SOCIEDADE
SHERIDAN RIBEIRO
NA ESCOLA E SOCIEADE
Belo Horizonte
2014
NA ESCOLA E SOCIEDADE
Sheridan Ribeiro1
Resumo
Através da pesquisa de campo, na qual foi observado apenas uma sala de aula, as entrevistas com docentes, pois, durante o tempo de observação foram ministradas várias aulas no período, analisar a relação aluno professor durante as aulas e se possível fora delas. Quais materiais didáticos são utilizados para auxiliar no ensino, buscando a diversidade na escola. Averiguar o interesse do aluno de EJA (Educação de Jovens e Adultos). Para tal clientela, qual tipo de conhecimento deve ser abordado, o que leva da escola para a comunidade na qual esses alunos vivem? Também investigar de que maneira os professores levam o conteúdo e as informações aos alunos. Já que E por último identificar qual a tendência pedagógica da escola, usando como referencial teórico o livro de José Carlos Libâneo.
Palavras-chave: EJA2 – Escola – Sociedade – Tendências Pedagógicas.
INTRODUÇÃO
Levando em consideração as divisões de José Carlos Libâneo sobre as Tendências Pedagógicas, esse artigo visa aproximar ao máximo sobre o veredito do papel que a escola, em particular estadual, tem para com a comunidade. Se existe alguma influência direta ou indireta em torno do meio que vive. Avaliar se o papel do professor é importante no que cerne ao aprendizado que é levado para fora do ambiente escolar.
O campo de atuação, foi uma turma de EJA, tem como clientela adultos que geralmente são estudantes que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino fundamental ou até mesmo aqueles que chegaram as grandes metrópoles originários de áreas rurais muito pobres, filhos de trabalhadores rurais, nada qualificados e com mão de obra abaixo do esperado, e ainda, o maior agravante, com baixo nível de instrução escolar.
No roteiro de observação de aulas, foi levantada questões sobre a qualidade da acústica, a iluminação, a climatização