Músicas
CAMPUS PALMAS- ADMINISTRAÇÃO
Matéria: Administração de Materiais e Patrimônio
Professora: Karyn Siebert
RESUMO (Capítulo 12 e 13 do Livro: Logística Empresarial - Autor: Bowersox e Closs.)
Capítulo 12: Gerenciamento de depósitos
O capítulo 12 examina a questão da armazenagem a partir de várias perspectivas diferentes. Focaliza, inicialmente, sua funcionalidade e seus princípios. Delineia o conceito de armazenagem estratégica, descreve a funcionalidade do ponto de vista econômico e das vantagens de prestação de serviços e ilustra princípios básicos de operação de depósitos.
O papel de armazenagem em sistemas logísticos trata inicialmente do papel e da importância de estocagem estratégica; embora, para serem eficientes, os sistemas de distribuição não devam ser projetados com vistas na manutenção de estocagem. A estocagem sempre foi um aspecto importante para o desenvolvimento econômico. O desenvolvimento dos meios de transporte possibilitou a especialização das atividades econômicas. A partir disso a estocagem passou das residências para as instalações varejistas, atacadistas e fabricantes.
As decisões inicias sobre armazenagem envolvem planejamento. A moderna noção de que depósitos constituem recintos para manuseio de materiais requer uma análise detalhada, antes de determinar o tamanho, tipo e forma de depósito. Primeiramente deve-se analisar o layout, os requisitos de espaço e o projeto do sistema de manuseio de materiais, bem como determinar a localização do depósito. Existem vários aspectos que devem ser examinados para o planejamento do depósito, são eles: A escolha da localização; Consideração sobre a arrumação dos produtos; Escolha do sistema de manuseio de materiais; Layout de depósito; Determinação precisa do espaço do depósito; Projetos de depósitos.
Neste capítulo, podemos aprender um pouco sobre os princípios, o papel e as atividades da administração de depósitos e de manutenção de materiais. Foi