Resumo trabalho de ética
Nas empresas, a ética cada vez mais vem se destacando por meio da filosofia empresarial, do comitê de ética, dos credos da empresa, das diretrizes éticas, promoções educacionais, balanço social dentre outros também existentes nos mais diversos tipos de organizações. Mas para que cada uma funcione e que se tenha um sentido verdadeiramente ético, é importante que se apoiem na atitudes de seus dirigentes que em essência que na qual seria: respeitar a dignidade humana, reconhecer o desempenho funcional, reconhecer necessidades humanas, etc... Podemos dizer que ser ético no comportamento gestor – equipe seria atitudes como dar a informação relevante, avaliar e fornecer feedback, abrir espaço para a contribuição criativa, dentre outros considerados importantes para a empresa/organização. Tais praticas transformam transformam-se a ambiência de trabalho em uma cultura ética, em que todos os envolvidos realizam uma função educativa, na qual todos ensinam e também aprendem, ambos em um intercâmbio enriquecedor em que a solidariedade torna-se um valor espontâneo.
Responsabilidade Social/Voluntariado. Pode-se dizer que a responsabilidade social é uma exigência básica para a atitude e para o comportamento ético, e por meio de práticas que demonstrem que a empresa possui uma alma (aquela que busca resultados na valorização humana, por intermédio da competência e da espiritualidade.), cuja preservação implica solidariedade e compromisso social. A imagem da organização perante ao seu publico, atualmente é definida como um bem que significa sua aceitação de propostas e atuação. Com isso cada vez mais vem crescendo o apoio afetivo das empresas ao engajamento de suas equipes em projetos e obras sociais, na qual podemos citar o voluntariado que é uma das linhas de ação empresariais mais significativas nos dias de hoje.
Empresa ética é empresa com alma. Conforme citado acima, quando dizem que a empresa tem alma, é pelo fato da empresa buscar resultados