música
Belo Horizonte, 25 a 28 de outubro de 2005
A vivência musical de crianças e adolescentes: performance através da percussão
Vânia Beatriz Muller
Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc vmuller@linhalivre.net /www.ceart.udesc.br/nem
Gabriel Peplau Hahn
Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc gabrielpeplau@hotmail.com Resumo. Este projeto de pesquisa revela os sentidos que tem a performance musical infanto-juvenil. As observações foram feitas nas quatro Oficinas de Percussão que são oferecidas a crianças e adolescentes da comunidade de Florianópolis, SC, como Projeto de Extensão do Núcleo de Educação Musical, programa do
Departamento de Música, UDESC. Buscou-se compreender a performance musical refletindo sobre diferentes formas de se relacionar com música, para ampliar as possibilidades de uma educação musical pertinente à natureza e cotidianidade de crianças e adolescentes. A coleta de dados se realizou na observação livre, observação participante, registro em caderno de campo, áudio e vídeo e, entrevistas semi-estruturadas. Focalizamos os comportamentos e as relações sociais no âmbito destas Oficinas e suas eventuais implicações nas performances musicais dos alunos. Através deste, confirmamos o indicativo de que a performance musical oportuniza produção de subjetividade: a processualidade que traz uma singularização enquanto carimbos existenciais que acontecimentalizam, contingenciam.
Introdução
A presente pesquisa pretende revelar os sentidos que têm a performance musical para crianças e adolescentes. Tomando como foco e valorizando o aspecto vivencial da música - pois que é anterior e, eventualmente, independe de saberes sistematizados, buscou-se revelar resultados que venham instigar e fundamentar as discussões sobre performance musical, também, enquanto evento social.
Para tanto, foram observadas as quatro (4) Oficinas de Percussão, oferecidas a crianças e adolescentes da comunidade