mídias na educação matemática
Janio Barbosa Costa (UFAL)
RESUMO: Este artigo traz os resultados do projeto “Mídias na educação, vantagens e
desafios: uma análise da utilização da tecnologia na educação e formação dos alunos de matemática”. O objetivo deste configurou-se em discutir a importância das “mídias educacionais” no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da disciplina de
Matemática no sétimo ano do ensino fundamental. Nisto, apropriamo-nos da discussão acerca do tema e da necessidade de inseri-lo no contexto educacional através da utilização da fotografia enquanto linguagem privilegiada de comunicabilidade no processo cognoscente. Os resultados podem ser assim sintetizados: a utilização das mídias na educação estimula os educandos a estudarem Matemática e a gostarem dela. Até mesmo àqueles que não se identificavam com a matéria despertaram o interesse e a curiosidade pela mesma. A criatividade e a perspicácia se desenvolvem melhor de forma que a aprendizagem nesta perspectiva rompe com os saberes prontos e acabados.
PALAVRAS-CHAVE: Matemática; Mídias; Internet; Fotografia; Processo Ensino e
Aprendizagem.
1. Introdução
Esse artigo pretende identificar o comportamento dos alunos do 7º ano da Escola
Municipal Professor José Rodrigues Filho, em Lagoa da Canoa/AL, diante do uso das mídias midiáticas em sala de aula. Destacando a participação da comunidade escolar, durante todo o processo de aprendizagem.
A despeito das possibilidades metodológicas oferecidas pelas novas tecnologias, poucas são exploradas devido às dificuldades encontradas no ambiente de trabalho pelos professores, em particular os da área de Matemática.
2
A realidade, é que as informações circulam de forma desordenada através dos mais diversos multimeios que estão próximos da escola, cabendo ao professor o desafio de utilizálos de forma a mediar à construção do conhecimento.
Sendo assim, as novas tecnologias vêm desvendando