Computadores nas aulas de Matemática? Como? Por quê?
ROSILENE MARCHETTI DA ROSA COSTA
Computadores nas aulas de Matemática? Como? Por quê?
Artigo apresentado ao curso de Pós Graduação em Educação Matemática sob a orientação DO(A) PROFESSOR(A) Áudria Bovo.
INCONFIDENTES- MINAS GERAIS
2013
Computadores nas aulas de Matemática? Como? Por quê? Resumo
‘O grande obstáculo à inovação é uma mesmice resistente’
(Ubiratan D’Ambrósio)
Este artigo científico vem ao encontro com algumas questões sobre a importância e a possibilidades que as TIC’s (Tecnologias de Informação e Comunicação) podem trazer para as práticas educacionais do ensino da Matemática, tendo como objetivo revelar algumas possibilidades para um ensino aprendizagem mais significativo e tecnológico, em que a presença de novas mídias se torna indispensáveis para a construção do saber matemático.
A pesquisa é alicerçada sobre estudos de renomados pesquisadores na questão da inserção das TIC’S como ferramenta educacional, que visam uma prática pedagógica inovadora. Para responder à questão de pesquisa, foram realizadas pesquisas bibliográficas que defendem o uso de computadores no ensino da Matemática, como um caminho para a construção do conhecimento dos alunos de maneira mais dinâmica, proporcionando uma oportunidade deles serem protagonistas do conhecimento. Palavras-chave: TIC’S. Educação Matemática.
Computers at Mathematics’ classes? How? Why?
Abstract
“The great obstacle to innovation is a resistant sameness”
(Ubiratan D’Ambrósio)
This scientific article in order to meet some questions about the importance and the responsibilities that CIT’s (Communication and Information Technologies) can bring to Mathematics’ teaching educational practices, having as goal showing the possibilities to a teaching and learning more significant and technological, wherein new medias’ presence becomes indispensable to