Tecnologia e matemática
Regiane Martins Ewerton
Prof. Antônio de Jesus Costa Mendes
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Licenciatura em Matemática (MAD 1131) Trabalho de Graduação
25/05/11
RESUMO
No meio acadêmico, é senso comum falar sobre a inserção das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, porém observamos que na prática escolar ainda existe pouca utilização destas na maioria das áreas de ensino. Partindo dessa problemática, procuramos verificar se os professores usam recursos tecnológicos, como e para que os utilizam, que dificuldades enfrentam em relação ao seu uso e, caso não os usem, por que não o fazem. Considerando essas informações, elaboramos estratégias para poder contribuir na melhoria do uso das tecnologias em sala de aula. Finda esta etapa, iniciamos a investigação sobre como o uso de tecnologias interfere no processo de ensino-aprendizagem da Matemática.
Palavras-Chave: Matemática; Tecnologias; Professor.
1 INTRODUÇÃO
As aprendizagens da matemática em ambientes informatizados apresentam recursos em consonância com processo de aprendizagem construtivista, o qual tem como princípio básico que o conhecimento se constrói a partir das ações do sujeito.
A escolha desse tema deve-se à influência que o computador está tendo na área educacional e ao fato da grande necessidade de se ter conhecimento dos softwares adequados para o ensino da matemática como também a catalogação destes por conteúdo. A utilização da tecnologia não se destina, simplesmente, a "facilitar" os cálculos ou as medidas.
A tecnologia permite transformar os processos de pensamento e os processos de construção do conhecimento. O computador tornou-se, nas últimas décadas, num instrumento essencial na investigação, em praticamente em todas as áreas científicas. Por várias razões, essa mudança não se deu ainda na aprendizagem da matemática. Infelizmente o uso da tecnologia ainda é visto com desconfiança por