As mídias e a educação matemática
Lucas Lopes e Charlles Richard Batista dos Santos1
Considerando o grande avanço das mídias tecnológicas e a difusão desse bem tão precioso para a sociedade, faz-se necessário que todas as disciplinas educacionais e acadêmicas se valham deste recurso como um método para melhorar o ensino.
É certo que a maioria das pessoas hoje em dia estão imersas neste mundo tão amplo. Sendo assim, se os professores e coordenadores não se integrarem a isso, terão estudantes totalmente desinteressados, já que encontram-se mergulhados nessas tecnologias. Seja por meio de celular, computador, notebook, etc.
Tratando-se especificamente da disciplina matemática, é necessário olhar para essa questão e enxergá-la com bons olhos. Através da tecnologia é possível tornar essa matéria muito interessante – já que existem pessoas que afirmam que a matemática é muito difícil e por isso não se interessam por ela. Valendo-se dos recursos tecnológicos tais como artifícios visuais, jogos matemáticos, etc., é possível tornar essa ciência atrativa às pessoas.
É notório que há uma grande necessidade de mudar os métodos de ensinos na matemática. Por isso, é mais que visível que as mídias tecnológicas podem ajudar bastante. Mas para isso, é preciso que os professores, o quanto antes, repensem seus métodos e tentem inserir as tecnologias em suas formas de ensino. As mídias podem fazer acontecer uma revolução na história da educação. E com a matemática não é diferente. Portanto, é fundamental a mudança de pensamento dos professores, coordenadores, diretores, reitores e ministros da educação, pois, a nossa sociedade é altamente tecnológica. Pode acontecer uma revolução no mundo do ensino da matemática e a solução para tudo isso está nas mídias tecnológicas.