Estratégia e Competitividade
VAMOS ENTENDER O QUE É COMPETITIVIDADE!
É motivo de muita satisfação trabalhar este tema, uma vez que é fundamental para a sobrevivência das organizações, percebendo organizações como a soma de recursos, tangíveis e intangíveis, que buscam atingir alguns objetivos. Nesta nossa primeira aula trataremos do plano estratégico e de algumas atividades que possibilitam uma melhor maneira de fazer um planejamento adequado, diante das metas e objetivos que a organização pretende alcançar.
Apresentaremos os componentes que devem ser analisados relativos ao setor ao qual a empresa pertence: a estrutura, os relacionamentos, os mercados e a finanças. Os clientes e a concorrência serão abordados como importante definidor de um plano estratégico.
Os recursos da empresa e o que faz de uma empresa ser especial é outro assunto de destaque. A avaliação das condições financeiras básicas de uma empresa permite a elaboração de uma projeção financeira e um orçamento bastante realista para o cumprimento deste plano, importante ferramenta para garantir a competitividade de uma empresa.
Aproveite bem o material elaborado especialmente para você!
AULA:
Partindo do princípio de que planejar é uma atitude que envolve o pensar e o agir considerando um futuro incerto e, por ter-se consciência desta incerteza, ao agir em relação a este futuro, faz-se necessário traçar caminhos que assegurem o atingimento das propostas ou objetivos almejados.
No campo organizacional, é disso que trata o planejamento estratégico: uma visão específica do futuro de uma empresa. Portanto, o plano estratégico apresenta uma visão do futuro. Para uma empresa que está começando suas atividades, o plano estratégico apresenta maneiras de se estabelecer no mercado; para uma empresa que já esta a mais tempo no mercado, o plano apresenta formas de se preparar melhor; uma pequena empresa faz o plano estratégico para ter certeza de sua sobrevivência nos primeiros anos; uma grande empresa,