Métodos e processos extração e utilização da prata (ag)
Desde a antiguidade a prata era usada como forma de pagamento de dividas, na decoração de ambientes e santuários, e no material de utensílios domésticos, devido as suas características, como ductibiliadade e brilho. Sua origem é desconhecida, em termo de data especifica. A citação mais antiga que sem tem a respeito da prata é no Livro do Genesis. O seu nome foi atribuída pelos Romanos, Argentum era o nome pelo qual era chamada, este mesmo lhe deu fama mundial e fez o reconhecimento deste metal precioso. Neste trabalho procuraremos falar a respeito da Prata, sua extração, seu beneficiamento, utilização na indústria, na medicina e sua planta química. Tentaremos ser específico em relação ao seu processo de beneficiamento, extração e refino, devido a grande gama de processos existem em relação a esses processos. Além de falarmos a respeito de sua recuperação e reciclagem.
OBJETIVO
Entender plenamente todos os processos relacionados à prata, como por exemplo: beneficiamento, extração, refino, utilização e recuperação. Abordando assim os métodos utilizados.
METODOLOGIA
O referente estudo foi desenvolvido através de pesquisas em sites científicos, buscando uma maior compreensão do assunto para uma melhor elaboração do trabalho.
O MINÉRIO
O minério de prata tem grande importância atualmente, utilizado em várias áreas da indústria atual, tem uma grande influência no mercado. A prata por si só não é extraída como minério primário, não dizendo que não têm minas especificas para ela, mas quando é extraída de forma secundária, ela sai do substrato dos minérios de cobre, chumbo, níquel, entre outros.
No mundo os maiores produtores do minério de prata são o México, Canadá, Peru, Austrália e Estados Unidos. O estado do Pará, no Brasil, contém a maior jazida de tal minério, encontrada até hoje no Brasil. Muitas das vezes esse minério é desperdiçado, devido à falta de tecnologia para a extração secundária, tal extração poderia vir apagar todos os