Eletrolise ignea
Método utilizado para se provocar reações de oxi-redução em soluções eletrolíticas (que conduzem corrente elétrica em solução aquosa) ou liquefeitas por fusão, empregando-se corrente elétrica contínua. Na indústria e nos laboratórios, a eletrólise é realizada em cubas ou celas eletrolíticas, com dois eletrodos ligados aos terminais de um gerador de corrente contínua. O material dos eletrodos tem de ser inerte (não-reativo), sendo que o que está ligado ao pólo positivo do gerador de corrente contínua recebe o nome de ânodo enquanto que o que está ligado ao pólo negativo é o cátodo. No cátodo ocorre a redução do cátion, enquanto no ânodo se dá a oxidação do ânion.
1- Eletrólise ígnea
Ocorre normalmente a altas temperaturas pois o eletrólito deve estar fundido (liquefeito). Normalmente são realizadas eletrólises ígneas de bases e sais. Ex: Eletrólise ígnea da CaCl2.
EXERCÍCIOS PARA OS VENCEDORES
01) O magnésio é obtido da água do mar. Isola-se o magnésio na forma de MgCℓ2 e, em seguida, realiza-se uma eletrólise ígnea. Pode-se afirmar que o magnésio:
a) é produzido no pólo negativo da eletrólise.
b) é obtido no anodo.
c) é obtido na forma Mg2+.
d) recebeu apenas 1 eletron para tornar-se um átomo neutro.
e) é obtido num processo que não é de oxirredução.
02) A eletrólise aquosa de Aℓ(NO3)3 produzirá:
a) gás hidrogênio no anodo
b) Aℓ0 no catodo.
c) (NO3)0 no anodo
d) gás oxigênio no catodo
e) H2(g) e O2(g) com decomposição da água
03) Assinale a alternativa incorreta:
a) Eletrólise ígnea é a reação química provocada pela passagem de corrente elétrica através de um composto iônico fundido.
b) Eletrólise aquosa é a reação química provocada pela passagem de corrente elétrica por meio de uma solução aquosa de um eletrólito.
c) Com a eletrólise podemos produzir substâncias na indústria química como a soda cáustica e hipocloritos.
d) A ddp negativa indica que a reação