Art Nouveau - História Da Arte E Da Arquitetura III
-movimento romântico e individualista;
-resultado de esforços para renovar a cultura artística e a linguagem ornamental no fim do século XIX
-criar estilo que não fosse apenas imitação dos já existentes.
-tem suas raízes na insatisfação com o ecletismo
-busca a adaptação às técnicas que estavam surgindo durante a Revolução Industrial
-influencia do racionalismo estrutural e do nacionalismo cultural (desejo de desenvolver uma arquitetura nativa ao mesmo tempo que busca expressões totalmente novas) consiste em um estilo de indivíduos, intenções e grupos diferentes e contraditórios: obras são muito diferentes entre si e não há como definir um padrão
-ataca o classicismo e o academicismo com o seu repertório formal livre das ordens clássicas - apesar de no início ter sido influenciado pelo estilo gótico e por outros estilos exóticos
-introdução da arte na vida social, porém materiais são luxuosos
-inspiração na natureza: sociedade se sente ameaçada pelo seu próprio progresso técnico e busca livrar a humanidade da pressão da técnica através de formas vegetais transpostas com os novos materiais de construção (ferro e vidro) ao lado dos tradicionais.
-visível tendência decorativa com o estilo de curvas e decoração floral ou linhas geométricas, acabando por se tornar mais um estilo decorativo, misturando-se ao ecletismo e sendo rapidamente superado.
BÉLGICA:
* Victor Horta (1861-1947): influencia do racionalismo estrutural francês e busca de um estilo ao mesmo tempo moderno e nacional.
- Casa Tassel 1892-1893: nova arquitetura; sem referencia retrospectiva; fachada não se destaca muito do entorno; escada de madeira com estrutura metálica aparente; primeiros exemplos do uso de ferro em residências.
- Maison Du Peuple 1897-1942: princípios de Viollet e estrutura em aço.
FRANÇA:
* Hector Guimard (1867-42): princiopios de Viollet, busca de um estilo nativo, conforme o uso, clima, espírito nacional, progresso.
- Acessos às