Resumo - História do Design
Resumo
Aluna: Jéssica Raquel de Melo Oliveira
Turma: Comunicação Visual – II módulo – manhã
Disciplina: História do Design
Profº.: Erick Cabral
27 de Junho de 2010
Índice
Arts and Crafts
Art Nouveau
Cubismo
Futurismo
Construtivismo
Bauhaus
Art Deco
Arts and Crafts
O movimento estético e social conhecido como Arts and Crafts (Artes e Ofícios) surgiu na segunda metade do século XIX, na Inglaterra, coincidindo com início da II Revolução Industrial.
Diante da produção fabril rápida e mecanizada da época, que primava pela produção em grande escala de produtos simplistas e sem originalidade, o Arts and Crafts foi uma forma de resgate à valorização do trabalho manual através do artesanato criativo, em especial nos objetos direcionados ao uso doméstico e cotidiano (como os móveis, por exemplo), que passaram a expressar simultaneamente uma conotação artística e decorativa.
O movimento de Arts and Crafts surgiu com o intuito de romper a influência da industrialização na arte e também de fazer a ligação direta entre o criador e o executor técnico da peça, ou seja, o artista e o artesão. O mesmo individuo que projetava um objeto também o fabricava. Dessa forma, o artesão passou a ser também o artista, o futuro designer.
O nome vem da Sociedade para Exposições de Artes e Ofícios, fundada em 1888, mas foram as idéias do crítico de arte John Ruskin e do medievalista Augustus W. Northmore Pugin que consolidaram a base teórica do movimento.
Ruskin condenava os efeitos da industrialização na estética dos objetos apontando as principais deficiências projetuais e estilísticas decorridas do modo de organização do trabalho. A produção massificada em série terminava por “empobrecer” as peças já que os utensílios assim fabricados eram projetados de forma medíocre, sem nenhum rigor estético e por pessoas sem formação cultural especializada e mais