Karim Rashid
Karim Rashid é muito conhecido por suas formas arredondadas e a utilização do plástico como material. Tem origens egípcias e influencias canadenses. Já trabalhou em diversas empresas, inclusive empresas brasileiras. Um de seus produtos mais famosos é a lixeira Garbino e, no Brasil, e sandália Melissa.
O objetivo deste trabalho é situar o design a partir da pós- modernidade, e apresentar Karim Rashid, seus trabalhos, suas obras e sua importância para o movimento pós-moderno e contribuição em nossas vidas e pensamento.
INTRODUÇÃO
Em torno dos limites, características e conceitos relacionados à pós-modernidade, embora já introduzido na história traz ambiguidade. Uma delas é a falta de debates com relação ao assunto. As mais diversas áreas do conhecimento, como a comunicação, a sociologia, as artes e a antropologia, continuam a mostrar caminhos sobre esse assunto e, com motivações e ferramentas próprias ou interligadas, dedicam-se ao estudo delas, que foram as principais linhas de pensamento do mundo ocidental nos últimos tempos.
Diretamente ligada essas disciplinas está o design. Interessado não apenas na linha do tempo ou nas mudanças ocorridas na transição de uma era a outra. Mas também nas construções e reformulações as quais sofreu durante o processo. Inspiravam-se livremente na história, alterando a cor, textura ou material, muitas vezes numa paródia bem-humorada da fonte original.
KARIM RASHID
Nasceu em Cairo no Egito em 1960, mas foi criado no Canadá. Em 1982 se formou em Desenho Industrial pela Carleton University de Ottawa. Passou um tempo na Itália para aprimorar seus estudos e logo voltou para Canadá, onde trabalhou na KAN Indusrial Designers. Logo mais tentou usar novos materiais, como o polipropileno, mas seu uso ainda não fácil.
Começou a lecionar no final dos anos 80, e veio trabalhando em universidades e dando palestras, além de escrever para diversas publicações de design. Em 1995