Qualidades do administrador
Nesse artigo, o enfoque é dado para a questão das qualidades exigidas contemporaneamente para o papel do administrador. O direcionamento dado à pesquisa trata de forma mais evidenciada sobre a Gestão por Competência, considerando-se a relevância que esse tema tem apresentado na discussão acerca do papel do administrador na atualidade. Com base em um suporte literário consistente e substancial, pôde-se elencar várias considerações acerca desse modelo de gestão e particularmente as qualidades necessárias para que o administrador nos tempos atuais possa atuar com desenvoltura e desempenho, tornando-se, ao mesmo tempo, um forte diferencial competitivo para o alcance dos objetivos organizacionais.
Introdução
Uma das funções primordiais de um administrador diz respeito ao gerenciamento e liderança de pessoas. Esta atividade envolve aspectos relacionados com diversas áreas do conhecimento, como competências, capacidade de agregar pessoas em torno dos objetivos delineados pelas organizações, sensibilidade para obter a cooperação e o comprometimento de seus subordinados na consecução daquilo que foi planejado, entre outros.
As habilidades em administrar pessoas são vistas como um conjunto de competências e conhecimentos que podem ser inatos, aprendidos, desenvolvidos e aperfeiçoados, tal qual apregoam as teorias que tratam da temática. Porém, esse conjunto deve ser incrementado com a apropriação de teorias administrativas que possam favorecer o bom desempenho da gestão.
Na contemporaneidade, percebe-se que a Gestão de Pessoas passou a ser um importante foco diferencial para a obtenção de resultados pelas empresas, configurando-se, inclusive, como um diferencial competitivo para estas, já que as atitudes de um líder influem no desenvolvimento e crescimento da organização.
Atualmente, uma das propostas que mais tem sido evidenciada é o da Gestão por Competências, isso porque, no ambiente